05
NOV

O belo realmente funciona melhor?

Sim.

Uma interface, ou qualquer tipo de elemento que esteja comunicando de forma gráfico-visual - seja um site, um logotipo, uma embalagem ou até mesmo uma apresentação - quando apresenta um projeto de design simples e belo, abre as portas para a interação e facilita a interpretação dos elementos. O design é um projeto gráfico que facilita a transmissão de uma mensagem de forma gráfica e visual.

Nós, seres humanos, somos visuais por natureza.

Muitos estudiosos atribuem nossa evolução à curiosidade nata e capacidade de resolver problemas de forma criativa. O que o design faz, através de um profundo conhecimento da percepção, é traduzir o intangível (atributos e conceitos) em tangível (cores, formas, fontes tipográficas, elementos visuais). Só no final do processo, então, a solução ideal é moldada de forma esteticamente atrativa.

As ferramentas utilizadas durante esse processo são inúmeras, porém nenhuma delas é realmente efetiva se não há aliança dos conceitos do projeto com a relevância comercial. Qual o público que pretende-se atingir? Como ele fala, age, pensa? Qual a linguagem utilizada pelos concorrentes e mercado?

Dessa forma, podemos compreender melhor que, falando em design, o esteticamente atraente, ou “bonito” provém sempre de um projeto pensado e executado para apresentar a informação de forma clara, informativa e objetiva.

Interessado sobre o assunto? Recomendamos a seguinte leitura: Lidwell, 2010 - Princípios Universais do Design.

 

Texto: Melise Flores / Designer Gráfico e Sócia da Anatomia Design